dicas de como aparar a barba

Como aparar a barba: dicas e cuidados para fazer sozinho!

Aparar a barba é um cuidado indispensável para manter a higiene e o visual em dia. Mas, com a correria da rotina, muitos homens deixam de se atentar por não saberem como aparar a barba.

Se você é um deles, continue lendo e fique por dentro de algumas dicas que separamos e que irão ajudá-lo a manter a barba sempre bem feita. Confira!

Quando devo aparar a barba?

O “tempo certo” de aparar a barba varia de homem para homem, pois o crescimento depende de diversos fatores, como genética e alimentação. Além disso, também é preciso considerar o tamanho da barba que você deseja atingir.

Mas, no geral, a barba leva, em média, de 6 a 12 semanas para crescer completamente. Se você quer que a sua barba fique curta, o ideal é apará-la a cada duas semanas.

Agora, se você deseja ter uma barba longa, então você deve aparar a sua barba a cada três semanas ou então de mês em mês.

No começo, o ideal é que você vá até um barbeiro para saber a forma certa de como aparar a barba e moldar o desenho que quiser.

Como acertar a barba sozinho?

Como aparar a barba sozinho? - Blog Forcetech

Existem duas formas de aparar a barba sozinho: com a tesoura ou então com a máquina de barbear.

A tesoura permite que você corte apenas os fios mais desgrenhados, sendo a forma ideal de aparar qualquer tipo de barba, pois desta forma o comprimento não é comprometido.

Já no caso da máquina de barbear e dos aparelhos de barbear, eles são indicados para manter o desenho da barba, especialmente na parte do pescoço e bochechas. 

Algumas pessoas têm dúvidas se o melhor é aparar a barba seca ou molhada. Nesse caso, para que o corte seja preciso, o mais recomendado é que a barba esteja seca!

Como aparar a barba com máquina?

Aparar a barba com a máquina exige mais destreza, pois um simples deslize pode acabar comprometendo o desenho da barba e deixar falhas. 

Além de saber como aparar a barba corretamente com a máquina, você deve também entender primeiramente qual estilo de barba você quer ter. Para isso, você deve seguir as 5 dicas abaixo:

1.      Conheça o formato do seu rosto

Conhecer o formato do seu rosto é indispensável para que você saiba corretamente como aparar a barba com a máquina. 

Qual a melhor barba para cada tipo de rosto? - Blog Forcetech

Para quem possui o rosto quadrado, além dos cavanhaques, o indicado é uma barba curta e bem desenhada ou uma barba comprida e sem desenho.

Para os rostos redondos, o recomendado é uma barba mais curta e bem delimitada, ou então cavanhaques e costeletas. 

Já para os rostos triangulares, o ideal é uma barba cheia que fortaleça o queixo e com bochechas rasas. E por fim, o formato oval fica bem com qualquer estilo de barba.

2.      Deixe sua barba crescer

Para saber como aparar a barba e descobrir o melhor estilo para você, primeiramente você precisa ter uma barba. Para isso, você deve deixá-la crescer! 

O ideal antes de aparar, é que a barba cresça por cerca de duas a quatro semanas, pois esse tempo permite que você tenha noção dos locais de falha e saiba se é ou não possível adotar um estilo comprido.

Para quem possui muitas falhas, não se recomenda os estilos mais compridos de barba. Sendo assim, o ideal é optar por barbas mais ralas.

Já para quem não possui muitas falhas, os estilos possíveis são infintos.

3.      Procure desenhar sua barba

Desenhar a barba, delimitar a região com pelos, é uma das partes mais difíceis de como aparar a barba com a máquina, pois o risco de causar falhas é grande. 

Por isso, recomenda-se procurar um profissional para desenhar pelo menos na primeira vez a barba, assim como geralmente se faz na hora de delimitar a sobrancelha.

Como desenhar a barba sozinho? - Blog Forcetech

Para quem é autodidata, uma das dicas de aparar barba sem a ajuda de alguém é utilizar pentes especiais, como os que já vem com o contorno ideal para desenhar a barba. 

Já o desenho da barba irá depender do comprimento que você deixará a sua barba.

4.      Defina qual seu objetivo

Outra dica importante que você deve considerar para aparar a sua barba é definir o seu objetivo. Ou seja, pense qual estilo mais lhe agrada, qual é mais recomendado para o seu caso e se aquele estilo atende os seus objetivos.

Por exemplo, as barbas mais curtas, entre 3 e 6 milímetros, dão menos trabalho. No entanto, possuem um ar menos profissional.

Já as barbas mais compridas, passam a impressão de um homem mais velho e até mesmo pai de família. No entanto, elas também dão mais trabalho para manter e quando não cuidadas, podem passar a impressão de sujas.

5.      Finalize com a maquininha

Pensando nas dicas anteriores para preparar e definir o seu estilo de barba, finalmente é o momento de finalizar a sua barba com a maquininha.

Como aparar a barba com máquina? - Blog Forcetech

Para isso, o recomendado é que você utilize um aparador de qualidade, como os da marca Philips, Philco e da Wahl. Estes modelos permitem calibrar o comprimento a cada milímetro, por isso são recomendados.

Conclusão

Agora você já sabe como aparar a barba. Mas, não tem como colocar as dicas acima em prática sem contar com os produtos e equipamentos certos, não é mesmo?!Na Forcetech você encontra todos os produtos e acessórios eletrônicos que você precisa para manter o estilo da sua barba em dia! Entre no site agora mesmo e confira as ofertas feitas para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima